Como tomar café para aproveitar ao máximo: 5 regras de ouro

Como tomar café para aproveitar ao máximo: 5 regras de ouro

Como tomar café para aproveitar ao máximo: 5 regras de ouro

O café é uma das bebidas mais populares do mundo. Apesar de sua reputação ter sido recentemente estragada por várias bebidas, como um fósforo, o café não pode trazer menos benefícios. Os grãos de café são uma das fontes mais benéficas de antioxidantes, que são mais abundantes neles do que em frutas e legumes. A cafeína em combinação com antioxidantes pode proteger a saúde do cérebro, melhorar a função cognitiva, a memória e aumentar o desempenho. Os cientistas acreditam que duas xícaras de café forte por dia são tão benéficas para o cérebro que podem reduzir o risco de demência e doença de Alzheimer. 

E essas não são todas as propriedades benéficas da bebida. O café dilata os vasos sanguíneos do cérebro, portanto, combate bem com dores de cabeça e também ajuda a aliviar ataques de enxaqueca. Além disso, o café ajuda a perder peso. A bebida em si, é claro, não queima gordura, mas aumenta a atividade metabólica, devido à qual ocorre a queima de gordura. 

Mas como tomar café para não prejudicar sua saúde e obter o máximo de benefícios à saúde? Tudo é simples. Aqui estão algumas dicas para transformar seu café normal de saudável para muito saudável.  

Não adicione açúcar ao café

Isso deve ser feito não apenas em nome de uma cintura fina. Embora o café seja bom para uma figura, você pode facilmente transformá-lo em algo prejudicial. A melhor maneira de fazer isso é adicionar açúcar à bebida. O próprio açúcar, devido ao seu alto teor de frutose, pode levar a muitas doenças graves, como obesidade e diabetes. Mas em combinação com o café, é ainda mais prejudicial. Porque o café acelera o metabolismo, o que significa que o açúcar é absorvido pelo organismo o mais rápido possível, causando picos de insulina. Prejudica o pâncreas. E um aumento nos níveis de insulina estimula a produção do hormônio do estresse cortisol, que, como você sabe, pode levar ao acúmulo de reservas de gordura e à deterioração da qualidade da pele.  

Outra consequência negativa do café adoçado é o rápido envelhecimento da pele. Sim, o café é rico em antioxidantes que prolongam a juventude. Mas o açúcar causa glicação. Esse é o nome do processo durante o qual o excesso de açúcar se liga às moléculas de colágeno e elastina, alterando sua estrutura. Você sabe que essas proteínas são responsáveis ​​pela elasticidade da pele. Mas por causa do açúcar, as fibras de colágeno e elastano se tornam duras. Como resultado, a pele perde gradualmente sua elasticidade, firmeza, rugas e contusões. Portanto, em rostos gulosos, muitas vezes têm uma aparência abatida. Os esteticistas chamam essa condição de “cara de açúcar”. E isso não é agradável.  

Se você não consegue imaginar sua vida sem adoçante no café, use natural. Por exemplo, estévia. A propósito, adicionar mel ao café é uma má ideia. Afinal, também contém frutose. 

Não abuse do café

Embora o consumo moderado de café seja bom para sua saúde, o consumo excessivo pode reduzir seus benefícios.

O consumo excessivo de cafeína pode ter vários efeitos colaterais, embora a sensibilidade (tolerância) à cafeína em todas as pessoas seja diferente. Em geral, os cientistas recomendam não exceder a norma diária de cafeína, que consiste em 2,5 mg por kg de peso corporal. Dado que uma xícara de café pode conter cerca de 95 mg de cafeína, isso corresponde a cerca de duas xícaras de café por dia para uma pessoa que pesa 80 kg.

Além disso, o café desidrata e lixivia os minerais, razão pela qual é tão importante limitar seu consumo ou pelo menos beber um pouco de água depois de beber café para reduzir a carga sobre os órgãos internos. Os especialistas também recomendam que você lave a boca com água após o café para evitar que o esmalte dos dentes seja destruído pelos ácidos dessa bebida revigorante.

Segundo numerosos estudos, mais cafeína por dia (400-600 mg ou 4-6 xícaras) não causa efeitos colaterais na maioria das pessoas. Mas se você é sensível à cafeína, tente limitar-se a uma ou duas xícaras de café por dia. Os médicos recomendam ouvir o seu corpo e não consumir mais do que você pode transportar confortavelmente.

Evite produtos lácteos desnatados e cremes artificiais

Creme com pouca gordura e leite desnatado tendem a ser altamente processados ​​e podem conter ingredientes duvidosos. Em vez disso, é melhor adicionar leite ou creme de vaca simples. Estudos mostram que os produtos lácteos contêm alguns nutrientes importantes. Por exemplo, eles são uma excelente fonte de cálcio e podem reduzir o risco de osteoporose e fraturas ósseas. O leite de vaca também contém uma certa quantidade de vitamina K, que também é útil para melhorar a saúde óssea. 

O café liberta o cálcio do corpo, por isso haverá mais benefícios do café com leite, mas lembre-se de que leite e creme aumentam o conteúdo calórico da bebida.

Se você é intolerante à lactose, é melhor usar leite vegetal ou sem lactose, mas evite arroz e soja, pois eles podem causar inflamação no corpo e problemas de pele. 

Sem café depois das 14:00

O café é uma das fontes naturais mais ricas de cafeína em sua dieta. A cafeína é um estimulante natural do sistema nervoso. E esta é uma das principais razões pelas quais a bebida é tão popular. A cafeína aumenta a energia e ajuda a ficar acordado, mesmo quando você se sente cansado.

Mas se você tomar café no final da tarde, pode causar insônia ou prejudicar a qualidade do sono. A falta de sono está associada a todos os tipos de problemas de saúde e também pode levar ao ganho de peso. 

Por esse motivo, é importante não tomar café depois das 14:00.

No entanto, nem todos são igualmente sensíveis à cafeína, e algumas pessoas podem dormir muito bem, mesmo depois de uma xícara de café no final do dia.

Preste atenção à sua condição. Se você sentir que pode prejudicar seu sono, evite café depois do jantar. 

Adicione canela ao café

A canela é um ótimo tempero que combina bem com o café. Estudos mostram que a canela pode reduzir a glicose no sangue, colesterol e triglicerídeos em diabéticos. Também acelera o metabolismo e promove a perda de peso. Só não precisa derramar uma colher de chá de canela em uma xícara de café. Uma pequena quantidade de tempero é suficiente para tirar o máximo proveito dela e do café. 

Referência: Easy Belt

Leia  3 idéias de refeições de emagrecimento: nossas idéias de refeições de dieta